terça-feira, 1 de junho de 2021

Entrevista à professora Ana Brito

 

A professora Ana Brito é a coordenadora dos cursos profissionais no Agrupamento de Escolas de Mirandela e acaba de conseguir um selo de qualidade para três anos. Foi essa vitória que nos levou a entrevistá-la sobre o que representa no presente e para o futuro.

 

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida. 

O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP. 

                O Agrupamento de Escolas de Mirandela decidiu integrar este projeto no ano letivo 2019/20 tendo-lhe sido atribuído o selo de Qualidade em abril de 2021. (ver documento em anexo). Isto mostra a aposta, da direção do Agrupamento e dos docentes dos cursos profissionais, em melhorar o ensino profissional na escola e de o tornar mais transparente e aberto à comunidade, preparando os alunos para serem cidadãos informados e intervenientes.

 

 

Como têm respondido os alunos às ofertas de formação do Agrupamento?

                O Agrupamento de Escolas de Mirandela tem duas áreas fortes de formação Informática e Saúde. No entanto, o Agrupamento tenta diversificar a oferta abrindo cursos noutras áreas de formação tendo em conta os recursos materiais e humanos da escola e as necessidades do mercado. Deste modo, já tivemos/temos cursos nas áreas do turismo, alimentar/análise laboratorial, ambiental, recursos energéticos e secretariado. Para o próximo ano letivo foram aprovados os cursos de Técnico de Informática – Sistemas, Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. Vamos proceder à divulgação dos cursos com a colaboração dos alunos que estão neste momento nos cursos profissionais (elaboração de cartazes e ações de divulgação do trabalho realizado).

                Relativamente à resposta dos alunos em relação aos cursos, considero que na generalidade estão satisfeitos com o curso que frequentam e nota-se uma motivação crescente dos mesmos, ao longo do percurso do curso. Apesar de ainda se verificar alguma resistência em relação à frequência dos cursos profissionais, quando integram os cursos há uma mudança de atitude quer por parte dos alunos como dos encarregados de educação.

 

Que peso tem hoje o ensino profissional do Agrupamento?

Os cursos profissionais integram aproximadamente 25% dos alunos que iniciam o 1º ano do ensino secundário (10º ano mais 1º ano dos cursos). Neste momento temos 84 alunos a frequentar os três anos dos cursos profissionais.

 

 Certamente houve casos de alunos com pouco aproveitamento ou abandono que tenham encontrado na formação profissional uma porta para o sucesso escolar e entrada no mundo do trabalho. Como se justifica esta vitória?

Esta vitória está relacionada com vários aspetos:

·        Ensino com rigor científico e técnico para permitir uma boa preparação para o mercado de trabalho ou para a progressão de estudos no ensino superior;

·         Ensino mais prático, virado para a realidade da área de formação;

·      Relação próxima dos alunos e Encarregados de Educação com o Diretor de Turma e o Diretor de Curso;

·      Adaptação dos conteúdos e metodologias/estratégias à realidade da região tentando-se dar resposta às necessidades locais/regionais.

·         Espírito de equipa na turma.

·   Formação em Contexto de Trabalho (estágios) ao longo dos três anos dos cursos permitindo uma aproximação à mundo do trabalho.

Tudo o que foi referido vai permitir que os alunos se envolvam e gostem de frequentar os cursos profissionais, acabando por se tornarem bons alunos, principalmente nas áreas mais técnicas. Deste modo, tem havido uma diminuição do abandono escolar e há um reconhecimento da qualidade da formação dos alunos na comunidade.

 

Como tem respondido o mercado de trabalho aos cursos oferecidos pela escola?

A abertura dos cursos é feita tendo em conta as necessidades da região. Deste modo, muitas empresas/associações estão abertas a receberem os nossos alunos em FCT e, em alguns casos, acabam por absorver os mesmos. Neste momento estamos a colaborar com a ACIM (Associação Comercial e Industrial de Mirandela) no sentido de uma maior divulgação dos nossos cursos e no envolvimento das empresas na formação dos nossos alunos. O grau de satisfação dos empregadores e dos colaboradores de FCT tem vindo a aumentar e alguns contactam diretamente a coordenação dos cursos profissionais a solicitar alunos. Por exemplo, o curso que tem a maior taxa de empregabilidade, na área de formação, é o curso de Técnico Auxiliar de Saúde.

 

Colocados no mercado de trabalho

2014/17

2015/18

2016/19

Taxa de diplomados a exercer profissões relacionadas com a Área de Formação

9,4%

13,0%

5,0%

Taxa de diplomados a exercer profissões não relacionadas com a Área de Formação

18,8%

16,0%

15,0%

Total de diplomados a exercer profissões

28,1%

29,0%

20,0%

 

 Houve alunos que ingressaram no ensino superior. Por onde andam?

O nosso principal objetivo é que os nossos alunos possam continuar estudos de nível pós-secundário (Cursos de Especialização Tecnológica) ou superior (Licenciatura), uma vez que a entrada no mundo do trabalho aos 18 anos não é fácil e requere algum grau de maturidade.

A entrada nos cursos CET não requere a realização de exames e tem a duração de dois anos tendo uma vertente de formação técnica especializada. Após a conclusão do CET podem prosseguir para a Licenciatura.

A entrada para cursos que atribuem o grau de Licenciatura pode ser feita por duas vias: realização dos exames nacionais de 11º/12 anos (Português e uma específica da área do curso pretendido) ou realização de um exame específico para alunos do ensino profissional da área científica do curso pretendido).

Na nossa escola temos um elevado número de alunos que prosseguem estudos em CET ou em licenciatura.

Prosseguimento de estudos

2014/17

2015/18

2016/19

Taxa de diplomados a frequentar o ensino superior

18,8%

8,0%

14,7%

 

Taxa de diplomados a frequentar formação de nível Pós-secundário

25,0%

42,0%

41,2%

 

Total

43,8%

50,0%

55,9%

 

O que pode representar para os alunos e o mercado de trabalho ter conseguido o Selo de Qualidade?

A atribuição do Selo da Qualidade garante, aos Alunos e Encarregados de Educação, uma formação que vai de encontro ao exigido na Comunidade Europeia tendo como objetivo final a melhoria da qualidade das práticas realizadas, da formação e da preparação dos alunos.

Para tal, precisamos que todos os parceiros se envolvam de uma forma ativa através da participação em reuniões, da resposta a inquéritos e da apresentação de sugestões na página do EQAVET na plataforma Moodle. Só com o envolvimento de todos é que conseguimos dar uma formação que vai de encontro às expectativas dos nossos alunos e de toda a comunidade local.

A dupla certificação que os alunos obtêm no final do curso (académica e profissional de nível 4) é reconhecida em toda a Comunidade Europeia permitindo uma maior mobilidade dos nossos alunos foram de Portugal e a possibilidade de se candidatarem a empregos que exijam uma certificação.