A professora Ana Brito é a coordenadora dos cursos profissionais no
Agrupamento de Escolas de Mirandela e acaba de conseguir um selo de qualidade
para três anos. Foi essa vitória que nos levou a entrevistá-la sobre o que
representa no presente e para o futuro.
O Quadro de Referência Europeu de Garantia da
Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado
pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de
Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação
Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e
dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a
confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem
ao longo da vida.
O EQAVET é um instrumento a adotar de forma
voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e
melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão,
implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de
avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios
de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a
produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e
evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a
avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores
de EFP.
O
Agrupamento de Escolas de Mirandela decidiu integrar este projeto no ano letivo
2019/20 tendo-lhe sido atribuído o selo de Qualidade em abril de 2021. (ver
documento em anexo). Isto mostra a aposta, da direção do Agrupamento e dos
docentes dos cursos profissionais, em melhorar o ensino profissional na escola
e de o tornar mais transparente e aberto à comunidade, preparando os alunos
para serem cidadãos informados e intervenientes.
Como têm respondido os alunos às ofertas de formação do Agrupamento?
O
Agrupamento de Escolas de Mirandela tem duas áreas fortes de formação
Informática e Saúde. No entanto, o Agrupamento tenta diversificar a oferta
abrindo cursos noutras áreas de formação tendo em conta os recursos materiais e
humanos da escola e as necessidades do mercado. Deste modo, já tivemos/temos
cursos nas áreas do turismo, alimentar/análise laboratorial, ambiental,
recursos energéticos e secretariado. Para o próximo ano letivo foram aprovados
os cursos de Técnico de Informática – Sistemas, Técnico Auxiliar de Saúde e
Técnico de Apoio à Gestão Desportiva. Vamos proceder à divulgação dos cursos
com a colaboração dos alunos que estão neste momento nos cursos profissionais
(elaboração de cartazes e ações de divulgação do trabalho realizado).
Relativamente
à resposta dos alunos em relação aos cursos, considero que na generalidade
estão satisfeitos com o curso que frequentam e nota-se uma motivação crescente dos mesmos, ao longo do percurso do curso. Apesar de ainda se verificar alguma
resistência em relação à frequência dos cursos profissionais, quando integram
os cursos há uma mudança de atitude quer por parte dos alunos como dos
encarregados de educação.
Que peso tem hoje o ensino profissional do Agrupamento?
Os cursos profissionais integram
aproximadamente 25% dos alunos que iniciam o 1º ano do ensino secundário
(10º ano mais 1º ano dos cursos). Neste momento temos 84 alunos a frequentar os
três anos dos cursos profissionais.
Esta vitória está relacionada com vários
aspetos:
· Ensino com rigor
científico e técnico para permitir uma boa preparação para o mercado de
trabalho ou para a progressão de estudos no ensino superior;
·
Ensino mais prático,
virado para a realidade da área de formação;
· Relação próxima dos
alunos e Encarregados de Educação com o Diretor de Turma e o Diretor de Curso;
· Adaptação dos
conteúdos e metodologias/estratégias à realidade da região tentando-se dar
resposta às necessidades locais/regionais.
·
Espírito de equipa
na turma.
· Formação em Contexto
de Trabalho (estágios) ao longo dos três anos dos cursos permitindo uma
aproximação à mundo do trabalho.
Tudo o que foi referido vai permitir que os
alunos se envolvam e gostem de frequentar os cursos profissionais, acabando por
se tornarem bons alunos, principalmente nas áreas mais técnicas. Deste modo,
tem havido uma diminuição do abandono escolar e há um reconhecimento da qualidade
da formação dos alunos na comunidade.
Como tem respondido o mercado de trabalho aos cursos oferecidos pela
escola?
A abertura dos cursos é feita tendo em conta
as necessidades da região. Deste modo, muitas empresas/associações estão
abertas a receberem os nossos alunos em FCT e, em alguns casos, acabam por
absorver os mesmos. Neste momento estamos a colaborar com a ACIM (Associação
Comercial e Industrial de Mirandela) no sentido de uma maior divulgação dos
nossos cursos e no envolvimento das empresas na formação dos nossos alunos. O
grau de satisfação dos empregadores e dos colaboradores de FCT tem vindo a
aumentar e alguns contactam diretamente a coordenação dos cursos profissionais
a solicitar alunos. Por exemplo, o curso que tem a maior taxa de
empregabilidade, na área de formação, é o curso de Técnico Auxiliar de Saúde.
Colocados
no mercado de trabalho |
2014/17 |
2015/18 |
2016/19 |
Taxa de diplomados a exercer
profissões relacionadas com a Área de Formação |
9,4% |
13,0% |
5,0% |
Taxa de diplomados a exercer
profissões não relacionadas com a Área de Formação |
18,8% |
16,0% |
15,0% |
Total de
diplomados a exercer profissões |
28,1% |
29,0% |
20,0% |
O nosso principal objetivo é que os nossos
alunos possam continuar estudos de nível pós-secundário (Cursos de
Especialização Tecnológica) ou superior (Licenciatura), uma vez que a entrada
no mundo do trabalho aos 18 anos não é fácil e requere algum grau de
maturidade.
A entrada nos cursos CET não requere a
realização de exames e tem a duração de dois anos tendo uma vertente de
formação técnica especializada. Após a conclusão do CET podem prosseguir para a Licenciatura.
A entrada para cursos que atribuem o grau de Licenciatura pode ser feita por duas vias: realização dos exames nacionais de
11º/12 anos (Português e uma específica da área do curso pretendido) ou
realização de um exame específico para alunos do ensino profissional da área
científica do curso pretendido).
Na nossa escola temos um elevado número de
alunos que prosseguem estudos em CET ou em licenciatura.
Prosseguimento
de estudos |
2014/17 |
2015/18 |
2016/19 |
Taxa de diplomados a frequentar o
ensino superior |
18,8% |
8,0% |
14,7% |
Taxa de diplomados a frequentar
formação de nível Pós-secundário |
25,0% |
42,0% |
41,2% |
Total |
43,8% |
50,0% |
55,9% |
O que pode representar para os alunos e o mercado de trabalho ter conseguido o Selo de Qualidade?
A atribuição do Selo da Qualidade garante,
aos Alunos e Encarregados de Educação, uma formação que vai de encontro ao
exigido na Comunidade Europeia tendo como objetivo final a melhoria da
qualidade das práticas realizadas, da formação e da preparação dos alunos.
Para tal, precisamos que todos os parceiros
se envolvam de uma forma ativa através da participação em reuniões, da resposta
a inquéritos e da apresentação de sugestões na página do EQAVET na plataforma
Moodle. Só com o envolvimento de todos é que conseguimos dar uma formação que
vai de encontro às expectativas dos nossos alunos e de toda a comunidade local.
A dupla certificação que os alunos obtêm no
final do curso (académica e profissional de nível 4) é reconhecida em toda a
Comunidade Europeia permitindo uma maior mobilidade dos nossos alunos foram de
Portugal e a possibilidade de se candidatarem a empregos que exijam uma
certificação.