sexta-feira, 25 de junho de 2021

Algumas curiosidades sobre a França

 Trabalho de pesquisa por parte dos alunos, no âmbito da disciplina de francês.

7º ano

 

    Regiões onde é língua materna

    Regiões onde é língua oficial

    Regiões onde é segunda língua

    Regiões onde é língua minoritária

 

A língua francesa tem cerca de 280-300 milhões de falantes em toda o mundo, sendo a 7º língua mais falada no mundo. 29 Países têm o francês como língua oficial como: a Bélgica, o Canadá, o Mónaco, o Luxemburgo... O idioma francês é uma língua românica, como o português ou o espanhol, por exemplo.

Santiago

Claude Joseph Rouget de Lisle


La Marseillaise é o hino nacional da França. Foi composto  pelo oficial Claude Joseph Rouget de Lisle em 1792, da divisão de Estrasburgo, como canção revolucionária. A canção adquiriu grande popularidade durante a Revolução Francesa, especialmente entre as unidades do exército de Marselha, ficando conhecida como A Marselhesa.

Diana

 

 

Bandeira francesa


A Bandeira da França é dividida em três faixas verticais e simbolizam os princípios da Revolução Francesa, ou seja, Liberté, Egalité e Fraternité.

• o azul e o vermelho representam as cores de Paris;
  o branco representa as origens, ou seja, a realeza.

O modelo da atual bandeira nacional da França surgiu a partir dos ideais da Revolução Francesa (1789 – 1799). Foi oficialmente instituída pela primeira vez no país em 15 de fevereiro de 1794.

João / Lara / Anamar 

La ratatouille


La Ratatouille, um prato simples parisiense feito de legumes, (tomate, cebola, abobrinha, berinjela, pimentão), alho, manjerona, erva-doce e manjericão ou folhas de louro e tomilho era quase desconhecido por muitas pessoas até a Disney inventar o filme Ratatouille que terá tornado o prato parisiense famoso. Esse filme fala-nos de Remy, rato parisiense que sonha em se tornar um chefde cozinha.

Beatriz / Isaac



A França tornou-se o primeiro país do mundo a banir os supermercados que deitavam ao lixo os alimentos não vendidos. Ao invés disso, eles terão de doar os alimentos para instituições de caridade e outros de redistribuição de alimentos para desempregados e sem teto. A lei foi aprovada por unanimidade no senado francês. O movimento foi iniciado por uma petição encaminhada pelo vereador Arash Derambarsh.

André

 

 

 8º ano

 


Le musée du Louvre


Le Louvre ou Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico em ParisFrança. Tem aproximadamente 38 mil objetos, da pré-história ao século XXI, que são exibidos numa área de 72.735 metros quadrados. Foi inaugurado a 10 de agosto de 1793.

Beatriz

Azay-le-Rideau

O castelo de Azay-le-Rideau é um palácio da França, no departamento de Indre-et-Loire. Foi construído entre 1518 e 1527, sendo um exemplo de Renascimento francês.

Atualmente, o palácio está rodeado por um jardim bonito, com muitas espécies de árvores, especialmente plantas exóticas: cedros-do-líbano, ciprestes dos pântanos e sequoias do novo mundo.

Gonçalo


L'arc de Triomphe

Arco do Triunfo é um monumento localizado na cidade de Paris, na praça Charles de Gaulle.  Foi Napoleão Bonaparte que ordenou a sua construção  em 1806, sendo o arquiteto Jean Chalgrin.

O monumento tem 50 metros de altura por 45 metros de largura e 22 metros de profundidade. Nele estão gravados os nomes de 128 batalhas e de 558generais.

Três semanas após o desfile da vitória de 1919 em Paris, que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial, o aviador Charles Godfrey conseguiu fazer passar o seu biplano pelo centro.

João

Gustave Eiffel

Alexandre Gustave Eiffel nasceu no dia 15 de dezembro de 1832 em Dijon, França e faleceu no dia 27 de dezembro de 1923 em Paris.

Eiffel foi um engenheiro francês, formado pela École Centrale de Paris, e ficou famoso pelas construções das suas pontes e da Tour Eiffel, que foi construída para a exposição universal de 1889.