sexta-feira, 23 de abril de 2021

Viagens no tempo

 NOS TEMPOS DO EXPANSIONISMO EUROPEU ...

 - Como os japoneses viram os portugueses…

Não sei se existem entre eles regras de etiqueta: bebem um copo sem oferecerem aos outros; comem com os dedos e não com pauzinhos; mostram os seus sentimentos sem nenhuma vergonha. Não compreendem a nossa escrita.

                                                                                           In Nampo Bunshi,1606

 - Como os portugueses viram os japoneses

A gente do Japão (…) é muito educada. Quando se vai à sua terra, os mais ricos convidam-vos para comer e dormir em sua casa; parece que vos querem meter na alma. (…) Comem no chão como os Mouros, com pauzinhos como os chineses e cada pessoa em sua tigela.

Estimam muito falar baixo e têm-nos a nós por destemperados porque falamos alto. Cada dia se lavam duas vezes (…). As mulheres (…) são muito maviosas e meigas (…) muito limpas e fazem em casa todo o trabalho (…) muito veneradas de seus maridos; os maridos são mandados por elas. São mulheres que vão onde querem, sem o perguntarem a seus maridos.

                                                           Jorge Álvares, Informação sobre o Japão, 1547

 

 - Como os portugueses viram os Chineses

Segundo Duarte Barbosa, os chineses surgem como uma sociedade desenvolvida e organizada:

Homens e mulheres têm corpos formosos e olhos muito pequenos. O vestuário é bom e variado. Não tocam nos alimentos com as mãos, pois chegam muito o prato à boca e introduzem a comida com umas tenazes de prata ou de madeira.

 

- O século XV foi marcado pelo início do expansionismo europeu e, durante 500 anos, o colonialismo europeu perdurou nos vários continentes. Uma das manifestações desse colonialismo foi a prática da escravatura. Esta prática persistiu até ao século XIX, sendo um dos exemplos mais cruéis da não garantia dos direitos humanos. Estima-se que até ao século XIX  tenham sido transportados em condições verdadeiramente degradantes, 14 milhões de escravos, incluindo homens, mulheres e crianças.

 

  - A alimentação

 A bordo dos navios das descobertas era constituída por alimentos secos e salgados. Diariamente distribuía-se biscoito (espécie de pão redondo e achatado cozido duas vezes para não apanhar bolor), água, vinho e vinagre. Semanalmente, atribuíam-se doses de peixe e carne salgada, principalmente toucinho. O calor, a humidade e os ratos deterioravam a água e os outros alimentos.

Transportavam-se alguns animais vivos para servirem de alimento ou para se reproduzirem em ilhas, proporcionando carne nas viagens seguintes. Habitualmente, apenas se fazia uma refeição quente por dia. A higiene era difícil, só se podendo usar água salgada. O escorbuto era uma doença comum, provocada pela falta de vitamina C, presente na fruta e nos vegetais.


(Pesquisa Maria José Miranda )