quarta-feira, 8 de março de 2023

Viagem a Mafra/Lisboa

Nos dias 21 e 22 de novembro de 2022, os alunos do 12º ano da Escola Secundária de Mirandela,  no âmbito da disciplina de Português, realizaram uma visita de estudo a Mafra, Sintra e Lisboa.

Durante a manhã do dia 21 de novembro, as turmas de 12º ano assistiram, no Palácio de Mafra, à dramatização da obra “O Ano da Morte de Ricardo Reis” de José Saramago, representada pelo grupo de teatro “Éter”. Após o teatro, fizeram uma visita ao palácio e, da parte da tarde, visitaram Sintra e o Palácio Nacional de Sintra.

No dia seguinte, a manhã começou com uma sessão na biblioteca da Fundação José Saramago (casa dos Bicos), seguindo-se depois uma visita às instalações e o percurso literário sobre a obra “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, começando na famosa oliveira que se encontra nas imediações da Fundação, para iniciar em seguida a deambulação literária e geográfica pela cidade de Lisboa, espaços referidos ao longo da obra, não esquecendo o tempo histórico vivido na época. O percurso terminou no Rossio.

A tarde foi passada na estufa fria, onde alunos e professores contactaram e se deliciaram com uma variedade de plantas e flores.